Skip to content

Yoga

Aulas de Hatha Yoga agora Online


Permita-se relaxar tensões, flexibilizar e harmonizar corpo, aquietar a mente e reconectar com divino em você.

“Um corpo relaxado e calmo é um convite a paz mental.” – Paramahansa Yogananda

Agende uma aula experimental

Aula de Hatha Yoga

Este é um convite para você fazer uma aula experimental gratuita nas turmas que conduzo on line através do Zoom você pode realizar no conforto da sua casa sem ter que se preocupar com o estacionamento e deslocamento até lá escolha um horário e agende sua aula: 

Segundas – feiras às 19h
Terças – feiras 17h30
Quartas – Feiras 20h
Quintas – feiras 8h30

O mundo inteiro está em crise, isto se deve ao afastamento de cada pessoa da grandiosa riqueza que é a Jornada Espiritual pessoal. Existem várias formas de retomar o caminho do Coração Pacífico e Iluminado, um deles é através da prática de Hatha Yoga e Meditação.

Hatha Yoga é um estilo meditativo e relaxante de Yoga Clássico que objetiva o autoconhecimento. São práticas de alongamentos leves, posturas restaurativas e de meditações que relaxam o corpo e a mente; e assim promovem resultados pessoais muito profundos na melhora integral da saúde (espiritual, mental, emocional e física).

Nas aulas praticamos: controle mental (yamas e niyamas), posturas (asanas), contrações internas (bandhas), exercícios respiratórios (pranayamas), relaxamento (yoganidra) e meditação (dhyana).

Qualquer pessoa, independente de idade, habilidades corporais e religião pode praticar – o Yoga é para todos.

As aulas em grupo tem 55 minutos de duração e recomendamos:

  1. Usar roupas confortáveis e flexíveis

  2. Trazer canga, toalha grande ou mat para cobrir o tatâmi de prática

  3. Prepare seu ambiente

  4. Organize um espaço para você ter a sua prática faremos posturas e movimentos com o corpo em pé, sentadas e deitadas.

  5. Traga uma toalha de rosto para te ajudar nos alongamentos na aula.

  6. Almofadas são bem vindas e te ajudam na sua prática. 

  7. Evite refeições completas antes da aula 

  8. E eu vou precisar ver você através da câmera para te ajudar 😉

 

Para quem se interessou é necessário reservar sua vaga assim você recebe o link para  participação antes da aula começar assim você tenha seu lugar garantido.

Inscreva-se pelos contatos abaixo:

WhatsApp / Tel: (11) 98575-7761

WhatsApp / Tel: (011)-95475-5184

E-mail: mislaneprates@gmail.com 

Espero por você, Namastê! _/\_ _/\_ _/\_

O que é Yoga?

Sempre que a palavra Yoga surge observamos que vem atrelado a ela as imagens de posturas difíceis dignas de um contorcionista acompanhada da figura feminina esbelta e bela, mas afinal o que é o Yoga? 

A prática de Hatha Yoga consiste em uma variedade de técnicas. Através das posturas físicas, os Asanas, preparamos o corpo para as fases seguintes e acalmamos a mente. A fase posterior são os exercícios respiratórios, os Pranayamas, com eles equilibramos os fluxos de energia sutil que transitam pelo corpo, eles nos preparam também para a última fase: a prática da Meditação.

Nós não hesitamos em particularmente considerar a Yoga como sendo a benção mais preciosa que desceu do céu do mundo da Providência Divina, em nosso benefício na Terra, porque através da Yoga nós nos habilitamos para a preservação de nossa harmonia física e espiritual, até mesmo de um modo a poder cumprir com mais segurança e eficiência os ensinamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo, de modo que consideramos, a Yoga, uma bênção de Deus.

Chico Xavier (gravado na ocasião de seu encontro com Professor Hermógenes)

Yoga não é para aquele que come em excesso ou para aquele que voluntariamente não come nunca, nem para aquele que dorme demais ou para o que se mantém acordado tempo demais.
Para aquele que é moderado no comer e na recreação, que modera seu esforço no trabalho, que modera seu sono e vigília, sua prática de Yoga se tornará a destruidora da todas as misérias.
Bhagavad Gita (Capítulo VI, versos 16 e 17)   


2. Niyamas (Disciplina Interna) 
3. Asanas (Posturas)
4. Pranayamas (Controle do prana através da respiração)
5. Pratyahara (Abstração dos Sentidos)
6. Dharana (Concentração)
7. Dhyana (Meditação)
8. Samadhi (Integração da mente individual com a Mente Universal)

Benefícios do Yoga

No Yoga existem princípios que devem ser alicerces para vida do praticante e os Yamas vão explorar os aspectos da conduta moral e ética através de requisitos básicos, são eles:


    1 – Ahimsa: traduzida como não violência para com todos os seres inclusive para o praticante, Ahimsa quer dizer não matar e isto se refere não apenas o ato de não matar outros seres humanos e ou animais, mas inclui também evitar a atitude de “assassino”, ou seja, não se deve pensar em prejudicar qualquer forma de vida seja humana, animal ou vegetal por ação ou pensamento, existem muitas formar de agredir e causar dor seja pelas palavras, atitudes ou pela falta de atitudes corretas.


    2 – Satya: que significa veracidade e verdade. Falar a verdade com sinceridade é de vital importância, expressar o que sente sem floreios ou exageros, pois quando não se diz a verdade criam-se complicações para vida. Sua prática se faz necessária para aquele que quer fazer do Yoga uma prática de vida. 


    3 – Asteya: que se traduz por não roubar, e este conceito vai além dos objetos físicos e abrange tudo como, por exemplo, tempo e atenção das pessoas quando não se fazem necessários. Está ligado a não cobiçar o que não lhe pertence. 


    4 – Bhahmacarya: domínio da energia corporal seja o apetite, ou instinto sexual, o que não significa ausência de relações físicas e sexuais, afinal o objetivo central é atingir o controle de todos os fatores que perturbam a mente e assim afugentar as obsessões, compulsões, vícios e ganância de qualquer tipo. 


    5 – Aparigraha: ausência da ganância, não acumular, não cobiçar. Enfim devemos eliminar o sentimento de posse não só dos bens materiais, mas também dos afetos, e dos sentimentos que nos aprisionam. Conseguindo alcançar este estado interno de desapego passamos a perceber o que realmente nos é valioso, eliminando a dependência do que é supérfluo e alcançando o discernimento de que tudo é transitório e impermanente.


    Os Yamas nos conduzem a fazermos as ações por nós mesmos e não para os outros, de forma podemos concluir que os yamas não são mandamentos, mas sim diretrizes aplicáveis para que se possa melhorar a conduta pessoal e interpessoal.

Curiosidades Motivos para não praticar Yoga :

É isso mesmo, este texto é um alerta aqueles que pensam em praticar Yoga com seriedade, ou que começaram a praticar há pouco tempo, dos riscos que estão correndo. Leiam com atenção e tirem suas próprias conclusões sobre praticar Yoga: 

1. Você começa a enxergar a vida de outra forma. Uma forma mais relaxada, consciente e feliz. E isso, aos olhos das outras pessoas, faz com que você talvez pareça um louco. Essa história de gratidão, consciência, vida simples… você vai virar um peixe fora d’água. É sério, estou falando isso pro seu bem. E o pior é que você entende porque as pessoas não te entendem. E isso, ao invés de melhorar, só piora a situação, pois te torna ainda mais estranho aos olhos dos outros.

2. Você naturalmente passa a fazer escolhas mais saudáveis, porque começa a perceber com clareza quais são aqueles hábitos que fazem bem e aqueles que fazem mal. Você não vai mais curtir exageros, porque cuidar da sua saúde passará a ser prioridade. Aquela cervejinha de todo fim de semana até altas horas talvez não soe mais tão atraente. Aquela festa de camisa, aquele churrasco de família então… Pode ter certeza de que se você for, vão ficar falando sobre o quanto você está diferente, e se não for, certamente será a pauta do dia. Terá que se acostumar a isso!

3. Você vai ficando mais forte e flexível, tanto física quanto mentalmente, e uma vez que se conquista isso, é muito difícil voltar atrás. Então, eu lhes digo, muito cuidado ao entrar nesse caminho. As pessoas vão falar sobre isso, sobre o quanto você anda “metido”, só porque a sua auto estima está lá em cima e tem energia de sobra, mesmo que não fique se exibindo por isso.

4. Você começa a perceber que precisa de cada vez menos pra viver, e por isso, passa a buscar uma vida cada vez mais simples. Isso é perigoso, porque não movimenta a economia, não é bom para o país… Talvez o governo resolva ir atrás de você, pra saber se está fazendo algo ilegal. Talvez você receba ligações do banco, porque o seu padrão de consumo está mudando (para menos). Ter que lidar com tudo isso pode ser realmente muito chato, afinal, como é que você vai se defender? “Não, sr. Fulano, eu estou bem sim, só estou mudando minhas prioridades, sabe, percebi que não preciso de tudo o que eu gastava antes pra viver…” Oi? Não precisa gastar tanto pra viver? Em que mundo você vive?

5. Você se torna uma pessoa mais amorosa e feliz. É, amigos, talvez esse seja o motivo principal. Isso prejudica a vida social, simplesmente porque quando você estiver em um grupo onde as pessoas estejam mal-humoradas e/ou reclamando da vida, você não vai ter assunto, ou então vai ficar tentando mostrar pra elas o lado bom das coisas, e isso pode deixa-las extremamente irritadas. Conheço pessoas que tiveram sérios problemas de bullying por causa disso… Só porque eram otimistas demais ou porque simplesmente não conseguiam ficar de mau humor.

Portanto se você não quer ser essa pessoa, esqueça esse negócio de Yoga, porque isso não é pra você. Fuja do tapetinho. Quando ouvir alguém entoando o mantra OM, tape os ouvidos e saia correndo…. ou você corre os riscos citados acima.

Texto adaptado veja o original em:  http://respire.blog.br/5-motivos-para-nao-praticar-yoga/

O que são Asanas?

A palavra Asana é de raiz sânscrita onde “As” significa sentar denota, postura e representam um conjunto de técnicas do Yoga¹ onde podemos experimentar uma condição não humana uma vez que os asanas propõem imobilidade e nós humanos por natureza somos móveis, agitados e arrítmicos assim findam as movimentações corporais e influenciando na diminuição das flutuações da mente.
     A palavra Asana² indica sua natureza estática, os textos Hatha Pradipika descrevem que os efeitos da prática dos asanas são estabilidade, saúde e leveza.
     Os asanas nos proporcionam quietude seja ela física ou mental, nos liberam de enfermidades e nos permitem ter flexibilidade em nossos membros e devem ser realizados com conforto, profunda atenção e permanência ressaltando que os asanas são apenas o começo desse caminho e podemos observar que estabilidade, saúde, flexibilidade e eliminação das tensões são efeitos esperados e descritos em vários textos que subsidiam o Yoga.
   Os asanas auxiliam na preparação do corpo para a permanência nas posturas meditativas onde o praticante pode ir a níveis mais avançados e profundos de meditação.
    Uma curiosidade sobre o número de asanas descritos nos textos do Hatha Yoga menciona-se que existem tantos quanto o número de espécies de animais indicando de 84 a 8,4 milhões, já nos textos de Hatha Pradipika³ afirma-se que Shiva declara apenas 84 asanas, já nos Yogasutras de Patanjali não são mencionados asanas porém são dadas suas características principais: estabilidade e conforto.

Curiosidades:

 Sempre surgem dúvidas de como se escreve ou se pronuncia a palavra “Yoga”, portanto vou ampliar tema, foi adotado a escrita da palavra Yoga com o uso de “Y” e não “I”: Ioga, embora segundo o dicionário Aurélio, é um substantivo feminino, escrito com “i”, e falado com “o” aberto. Mas, muitos professores fazem questão de respeitar as raízes: a palavra vem do sânscrito (antigo idioma indiano) e é um substantivo masculino, escrito com “y” e pronunciado com “o” fechado, como se tivesse acento circunflexo.

       Bem eu preferi respeitar as raízes, daí a escolha de manter a escrita tradicional.

Referências: 1- Segundo (Gharote….)

                 2- Segundo (SOUTO, Alicia. “ A Essência do Hatha Yoga. ” Ed. Phorte, 2009)